(APOSTILA 2016 E 2017)
1. magenta
2. amarelo
3. azul ciano
Cores Secundárias (transparentes) resultado da mistura das três primárias entre si:
1. vermelho (magenta + amarelo)
2. violeta (magenta + azul)
3. verde (azul + amarelo)
Cores Terciárias (transparentes) formadas pelas misturas das cores primárias + secundárias:
1. magenta-violetado e magenta-avermelhado
2. amarelo-avermelhado e amarelo-esverdeado
3. azul-violetado e azul-esverdeado
Cores Complementares (transparentes) cores opostas no círculo cromático:
(uma cor NÃO PARTICIPA da formação da outra)
1. magenta X verde: formado por azul e amarelo e não pelo magenta
2. amarelo X violeta: formado por azul e magenta e não pelo amarelo)
3. azul ciano X vermelho: formado por magenta e amarelo e não pelo azul)
Cores Análogas (transparentes) cores vizinhas (próximas) no círculo cromático:
(uma cor PARTICIPA da formação da outra)
1. magenta: vermelho e violeta
2. amarelo: vermelho e verde
3. azul ciano: verde e violeta
2. FORMAS ABSTRATAS E FIGURATIVAS
ABSTRATAS GEOMÉTRICAS E NÃO GEOMÉTRICAS.
FIGURATIVAS NATURALISTAS E ESTILIZADAS.
3. TRABALHO PRÁTICO: "A POÉTICA CROMÁTICA NO CINEMA"
3.1. DESENHAR UMA CENA DO FILME PREDILETO
3.2. CRIAR UMA LEGENDA COM 4 CORES ANÁLOGAS (FRIAS OU QUENTES) OU COMPLEMENTARES
3.3. COLORIR COM LÁPIS DE COR AQUARELADO
3.4. DEIXAR ALGUNS ESPAÇOS VAZIOS PARA DAR EFEITO DE LUZ TRANSPARÊNCIA NA COMPOSIÇÃO.
3.5. COLORIR BEM JUNTINHO UMA LINHA NA OUTRA (DE PREFERÊNCIA DE FORMA CIRCULAR ) E ESCURECER NAS EXTREMIDADES DE CADA PARTE DO SEU DESENHO, SEJA UMA NUVEM, UMA ÁRVORE, UM ROSTO, UM CABELO, UMA ROUPA, UMA CENOGRAFIA, ETC.
3.6. ESPALHAR A ÁGUA COM SUAVIDADE DO SEU PINCEL PARA O PAPEL. NÃO ESFREGAR COM FORÇA, POIS RASGA OU DANIFICA O PAPEL.
3.7. ESCREVER NA PARTE DE TRÁS DO TRABALHO:
TURMA
NOME DO ALUNO
NOME DA PROFESSORA
NOME DO FILME
NOME DO DIRETOR DO FIILME
ANO EM QUE O FILME FOI REALIZADO
NO DIA DA PROVA:
LEVAR LÁPIS DE COR COMUM OU AQUARELADO.
TRABALHO PRÁTICO "A POÉTICA CROMÁTICA NO CINEMA"
BONS ESTUDOS QUERIDOS ALUNOS!😉👍