ISTO É ARTE?


TEXTO DO VÍDEO: “ISTO É ARTE”
PALESTRA DO PROFESSOR DE FILOSOFIA DA USP: CELSO FAVARETTO

(CENTRO ITAÚ CULTURAL - 1999)



1. O QUE A GENTE ACHA QUE É ARTE?

CONCEITO DE ARTE.
DE UM MODO GERAL HÁ UMA CONCEPÇÃO DE ARTE E UMA IMAGEM DE ARTISTA, MUITO FIXADO NA TRADIÇÃO ROMÂNTICA QUE IDENTIFICA OBRA COM OBRA-PRIMA, OBRA-PRIMA QUE ESTÁ NO MUSEU, AQUELA QUE É CARACTERIZADA POR UMA CATEGORIA MUITO ESPECÍFICA, QUE SE CHAMA BELEZA.

NA IDEIA DE BELEZA ESTÃO INCLUÍDAS OUTRAS CATEGORIAS.
ONDE HÁ BELEZA EXISTE:
HARMONIA, PERFEIÇÃO, ACABAMENTO E UNICIDADE.




2. O QUE ACONTECE NA ARTE MODERNA?

A ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA POSSUI UM GRANDE CAMPO DE ARTE QUE ABRIGA EXPERIMENTAÇÕES DAS MAIS VARIADAS.

A ARTE É HISTÓRICA, SOCIAL.
O GOSTO NÃO É ETERNO, É HISTÓRICO.

NA ÉPOCA DAS PINTURAS ACADÊMICAS DO SÉC. XIX NO BRASIL DE VÍTOR MEIRELES (PAISAGENS, CENAS HISTÓRICAS, MITOLÓGICAS E RETRATOS), HAVIA UMA PERFEIÇÃO ARTÍSTICA ABSOLUTA: PINTURA DE TRADIÇÃO.




3. O QUE A GENTE DEVE VER NA ARTE MODERNA?

NO FUNDO OS QUADROS MODERNOS COLOCAM ESTA QUESTÃO DA DÚVIDA: 
É PINTURA? ISTO TAMBÉM É ARTE? ENTÃO PINTURA TAMBÉM É ISTO? ENTÃO ISTO TAMBÉM É ARTE?


DEVEMOS SER PRODUTIVOS NO OLHAR.
NÓS OLHAMOS ESSES QUADROS E DEVEMOS SEMPRE NOS PERGUNTAR: MAS O QUE É ISTO?




4. AFINAL O QUE É ARTE?

ELA PODE SER MUITAS COISAS.

ANTERIORMENTE UMA OBRA PODERIA CONSTRUIR UMA FÁBULA, UMA HISTÓRIA. O QUE HÁ AQUI É UMA RELAÇÃO INTENSA DE COR E FORMA. E ISTO BASTA. A PINTURA É OBJETO, É UMA PINTURA OBJETO.

APÓS A DÉCADA DE 60 A “ARTE OBJETO” PASSOU A APARECER NA ARTE. 
A IDEIA DO OBJETO TEVE A FORÇA DE CODIFICAR TODO O CONJUNTO DE TRANSFORMAÇÕES. ABRINDO PERSPECTIVAS PARA AQUILO QUE VIRIA DEPOIS.

UMA COISA É FALAR QUE UM OBJETO DA ARTE É TRADICIONALMENTE PRODUÇÃO DA BELEZA, OUTRA COISA É FALAR QUE A OBRA DE ARTE É UM OBJETO.
MUDA COMPLETAMENTE A SIGNIFICAÇÃO.

NAS TRANSFORMAÇÕES QUE VÃO SE OPERANDO NO SÉC.XX, AS OBRAS DE ARTE ABANDONARAM UMA DESIGNAÇÃO DE OBRA. E PASSARAM A SER CHAMADAS DE OBJETO.




5. POR QUE UMA PALAVRA TÃO COMUM PASSA A SER TÃO SIGNIFICATIVA?

PORQUE A PALAVRA “OBRA” NÃO CONSEGUE DAR MAIS CONTA DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NAS ARTES.

EX. “CAIXA DE BARATAS” (1967)  - LYGIA PAPE
ISTO É UMA CAIXA DE BARATAS DE ACRÍLICO COM ESPELHO E BARATAS MORTAS PREGADAS.
VOCÊ PODE FAZER UM OBJETO DE ARTE COM AS COISAS MAIS NOBRES, MAIS DOCES E MAIS SIMPÁTICAS, E TAMBÉM COM AS COISAS MAIS NOJENTAS E REPUGNANTES.




6. QUER DIZER QUE ATÉ UMA PORCARIA PODE VIRAR ARTE?

EX. “PORCO EMPALHADO” (1967) - NELSON LERNER
ESTE É O MAIS FAMOSO OBJETO DE ARTE BRASILEIRA. 
MUITA OBRA MODERNA É UM BELO HORROR ! 
OU SEJA A CATEGORIA DO FEIO PASSA A SER TÃO IMPORTANTE QUANTO À DO BELO.

ESSAS DUAS CATEGORIAS NÃO TÊM MAIS UM VALOR ABSOLUTO.

CADA VEZ MAIS A ARTE DESTE PERÍODO, VAI FAZER QUE O ARTISTA SEJA O INTELIGENTE PROPOSITOR DE SITUAÇÕES.

FAZER COM QUE O ESPECTADOR SEJA TAMBÉM ATIVO, E AMBOS JUNTOS É QUE VÃO CONFIGURAR AQUILO QUE SE CHAMA OBRA.




7. O QUE ESSA ARTE TEM A NOS ENSINAR?

UMA EXPERIMENTAÇÃO DA ARTE E SUA DIVERSIDADE PODEM LEVAR A UMA MUTAÇÃO DA SENSIBILIDADE. SURPREENDENDO SIGNIFICADOS, QUE ATÉ ENTÃO NORMALMENTE SÓ SE VÊ REPETIÇÃO.




8. TODA ARTE NO FUNDO É SIMBÓLICA.

DA MAIS ANTIGA A MAIS MODERNA, ELA GERA SIMBOLISMOS DE VIDA. ESSES SIMBOLISMOS QUE NOS DESENVOLVEM ATRAVÉS DA ARTE IR AO COTIDIANO. VIVER AS NOSSAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS DE MANEIRAS DIVERSIFICADAS.




9. E QUAL É A CONCLUSÃO DISSO TUDO? 

TRANSFORMAÇÕES DA ARTE:

1. A MUDANÇA DO CONCEITO DE ARTE.

2. A MUDANÇA DA FIGURA DO ARTISTA.

3. A MUDANÇA NA APRESENTAÇÃO SOCIAL DA ARTE.


A IMAGEM COMO CRIAÇÃO ARTÍSTICA.
O MODO COMO ELA SE APRESENTA CULTURALMENTE E SOCIALMENTE.




“A PERCEPÇÃO DAS NUANCES NAS ARTES É UMA ESPÉCIE DE TREINAMENTO NÃO CONSCIENTE PARA A PERCEPÇÃO DE OUTRAS COISAS NA VIDA”.
Celso Favaretto


YSL TRIBUTE - 2002

MR. PICASSO HEAD - CUBISMO DIGITAL

Pesquisando sobre Picasso na internet, me deparei com um blog que falava sobre um programa de imagens que construía rostos cubistas ao estilo Picassiano. Me entusiasmei e arrisquei entrar neste site americano que ensina de uma maneira lúdica a qualquer pessoa, produzir uma composição Cubista.

Achei por bem desenvolver estes desenhos digitais com meus alunos do 9 ano (2 turno) do colégio em que leciono, após a aula teórica da semana passada sobre Cubismo. O trabalho realizado hoje 29/09/09, foi desenvolvido em dupla, já que construir, isto é, desconstruir uma imagem é mais difícil do que se pensa. Todas as turmas tinham que seguir um roteiro para a confecção dos trabalhos, o mais interessante disso tudo é que a assinatura que cada um tinha que digitar seguia ao grafismo de Picasso, assim como as formas dos olhos, narizes, lábios, etc. Com o uso de ferramentas simples para compor uma imagem Cubista, o alunado produziu plasticamente através do conteúdo conceitual que haviam aprendido e do formal que tinham visualizado, obras autênticas e criativas.

Leia logo abaixo o texto redigido em setembro de 2006 sobre o sucesso deste programa de imagens cubistas:

Read : Daily Candy is sent out to thousands of subscribers on a daily basis and is considered one of the most popular sources of trend and culture information.
Two months ago, Mr.PicassoHead was featured on Yahoo!s "The 9", a daily video Blog about what's new and interesting on the web. This is the first time that Mr. PicassoHead has been featured in a subscription culture e-newsletter.

Fonte do texto em inglês: "RF Innovation Studios"
Endereço do Éden: http://www.mrpicassohead.com/

COLAGENS SURREAIS.

Este último trabalho do 9 ano do E.F. foi desenvolvido através da técnica da fotomontagem - colagem, tão utilizada pelos Dadaístas e Surrealistas no passado. Foram imagens criadas por cada grupo dentro do seu universo interior, algumas composições românticas, outras misteriosas, sombrias, também tivemos composições de cunho satírico... uma pluralidade de criações dentro do conceito surreal de valorização do mundo onírico, subjetivo, exótico e sobretudo inconsciente. Dentro do automatismo mecânico e dos ideais Surreais de criação, acredito que boa parte dos discentes chegaram ao âmago do mundo fantástico e idílico do Surrealismo de Man Ray, Dalí, Miró e Magritte.

3D ONLINE

Este álbum em 3 dimensões será reservado aos artistas que estejam expondo com sucesso no Brasil e no exterior...
As imagens abaixo são obras dos artistas Jean-Antonie Houdon e Andy Warhol. A exposição de Houdon acontece no RJ e a de Warhol em Paris.

JEAN-ANTOINE HOUDON

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com

HOUDON

Museu Histórico Nacional
“Tesouros do Louvre: esculturas de Houdon”.
Pça. Marechal Âncora, s/n – Centro
Tel. (021) 2550-9221
De terça a sexta das 10h às 17:30 e sábado, domingo e feriado de 14h às 18h.
Preço: R$6,00

ANDY WARHOL WARHOLA

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com

ANDY WARHOL

Informações complementares e compra das entradas no site abaixo: http://www.rmn.fr/Le-grand-monde-d-Andy-Warhol GranPalais - 3 avenida du Général Eisenhower 75008 Paris - metro Franklin Roosevelt. Até 13 de julho 2009.
De quarta à segunda de 10 às 22 horas. Nas quintas até às 20 horas.
Fechado dia 1 de maio e todas as terças. Tarifa: 11 Euros.