TEXTO DO VÍDEO: “ISTO É ARTE”
PALESTRA DO PROFESSOR DE FILOSOFIA DA USP: CELSO
FAVARETTO
(CENTRO
ITAÚ CULTURAL - 1999)
1.
O QUE A GENTE ACHA QUE É ARTE?
CONCEITO
DE ARTE.
DE
UM MODO GERAL HÁ UMA CONCEPÇÃO DE ARTE E UMA IMAGEM DE ARTISTA, MUITO FIXADO NA
TRADIÇÃO ROMÂNTICA QUE IDENTIFICA OBRA COM OBRA-PRIMA, OBRA-PRIMA QUE ESTÁ NO
MUSEU, AQUELA QUE É CARACTERIZADA POR UMA CATEGORIA MUITO ESPECÍFICA, QUE SE
CHAMA BELEZA.
NA
IDEIA DE BELEZA ESTÃO INCLUÍDAS OUTRAS CATEGORIAS.
ONDE
HÁ BELEZA EXISTE:
HARMONIA,
PERFEIÇÃO, ACABAMENTO E UNICIDADE.
2.
O QUE ACONTECE NA ARTE MODERNA?
A
ARTE MODERNA E CONTEMPORÂNEA POSSUI UM GRANDE CAMPO DE ARTE QUE ABRIGA
EXPERIMENTAÇÕES DAS MAIS VARIADAS.
A
ARTE É HISTÓRICA, SOCIAL.
O
GOSTO NÃO É ETERNO, É HISTÓRICO.
NA
ÉPOCA DAS PINTURAS ACADÊMICAS DO SÉC. XIX NO BRASIL DE VÍTOR MEIRELES
(PAISAGENS, CENAS HISTÓRICAS, MITOLÓGICAS E RETRATOS), HAVIA UMA PERFEIÇÃO
ARTÍSTICA ABSOLUTA: PINTURA DE TRADIÇÃO.
3.
O QUE A GENTE DEVE VER NA ARTE MODERNA?
NO
FUNDO OS QUADROS MODERNOS COLOCAM ESTA
QUESTÃO DA DÚVIDA:
É PINTURA? ISTO TAMBÉM É ARTE? ENTÃO PINTURA TAMBÉM É ISTO? ENTÃO ISTO TAMBÉM É ARTE?
É PINTURA? ISTO TAMBÉM É ARTE? ENTÃO PINTURA TAMBÉM É ISTO? ENTÃO ISTO TAMBÉM É ARTE?
DEVEMOS SER PRODUTIVOS NO OLHAR.
NÓS OLHAMOS ESSES QUADROS E DEVEMOS SEMPRE NOS PERGUNTAR: MAS O QUE É ISTO?
NÓS OLHAMOS ESSES QUADROS E DEVEMOS SEMPRE NOS PERGUNTAR: MAS O QUE É ISTO?
4.
AFINAL O QUE É ARTE?
ELA
PODE SER MUITAS COISAS.
ANTERIORMENTE
UMA OBRA PODERIA CONSTRUIR UMA FÁBULA, UMA HISTÓRIA. O QUE HÁ AQUI É UMA
RELAÇÃO INTENSA DE COR E FORMA. E ISTO BASTA. A PINTURA É OBJETO, É UMA PINTURA
OBJETO.
APÓS
A DÉCADA DE 60 A
“ARTE OBJETO” PASSOU A APARECER NA ARTE.
A IDEIA DO OBJETO TEVE A FORÇA DE CODIFICAR TODO O CONJUNTO DE TRANSFORMAÇÕES. ABRINDO PERSPECTIVAS PARA AQUILO QUE VIRIA DEPOIS.
A IDEIA DO OBJETO TEVE A FORÇA DE CODIFICAR TODO O CONJUNTO DE TRANSFORMAÇÕES. ABRINDO PERSPECTIVAS PARA AQUILO QUE VIRIA DEPOIS.
UMA
COISA É FALAR QUE UM OBJETO DA ARTE É TRADICIONALMENTE PRODUÇÃO DA BELEZA,
OUTRA COISA É FALAR QUE A OBRA DE ARTE É UM OBJETO.
MUDA
COMPLETAMENTE A SIGNIFICAÇÃO.
NAS
TRANSFORMAÇÕES QUE VÃO SE OPERANDO NO SÉC.XX, AS OBRAS DE ARTE ABANDONARAM UMA
DESIGNAÇÃO DE OBRA. E PASSARAM A SER CHAMADAS DE OBJETO.
5.
POR QUE UMA PALAVRA TÃO COMUM PASSA A SER TÃO SIGNIFICATIVA?
PORQUE
A PALAVRA “OBRA” NÃO CONSEGUE DAR MAIS CONTA DAS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NAS
ARTES.
EX.
“CAIXA DE BARATAS” (1967) - LYGIA PAPE
ISTO
É UMA CAIXA DE BARATAS DE ACRÍLICO COM ESPELHO E BARATAS MORTAS PREGADAS.
VOCÊ
PODE FAZER UM OBJETO DE ARTE COM AS COISAS MAIS NOBRES, MAIS DOCES E MAIS
SIMPÁTICAS, E TAMBÉM COM AS COISAS MAIS NOJENTAS E REPUGNANTES.
6.
QUER DIZER QUE ATÉ UMA PORCARIA PODE VIRAR ARTE?
EX.
“PORCO EMPALHADO” (1967) - NELSON LERNER
ESTE
É O MAIS FAMOSO OBJETO DE ARTE BRASILEIRA.
MUITA OBRA MODERNA É UM BELO HORROR !
OU SEJA A CATEGORIA DO FEIO PASSA A SER TÃO IMPORTANTE QUANTO À DO BELO.
MUITA OBRA MODERNA É UM BELO HORROR !
OU SEJA A CATEGORIA DO FEIO PASSA A SER TÃO IMPORTANTE QUANTO À DO BELO.
ESSAS
DUAS CATEGORIAS NÃO TÊM MAIS UM VALOR ABSOLUTO.
CADA
VEZ MAIS A ARTE DESTE PERÍODO, VAI FAZER QUE O ARTISTA SEJA O INTELIGENTE
PROPOSITOR DE SITUAÇÕES.
FAZER
COM QUE O ESPECTADOR SEJA TAMBÉM ATIVO, E AMBOS JUNTOS É QUE VÃO CONFIGURAR
AQUILO QUE SE CHAMA OBRA.
7.
O QUE ESSA ARTE TEM A NOS ENSINAR?
UMA
EXPERIMENTAÇÃO DA ARTE E SUA DIVERSIDADE PODEM LEVAR A UMA MUTAÇÃO DA
SENSIBILIDADE. SURPREENDENDO SIGNIFICADOS, QUE ATÉ ENTÃO NORMALMENTE SÓ SE VÊ
REPETIÇÃO.
8.
TODA ARTE NO FUNDO É SIMBÓLICA.
DA
MAIS ANTIGA A MAIS MODERNA, ELA GERA SIMBOLISMOS DE VIDA. ESSES SIMBOLISMOS QUE
NOS DESENVOLVEM ATRAVÉS DA ARTE IR AO COTIDIANO. VIVER AS NOSSAS PRÓPRIAS
EXPERIÊNCIAS DE MANEIRAS DIVERSIFICADAS.
TRANSFORMAÇÕES
DA ARTE:
A
IMAGEM COMO CRIAÇÃO ARTÍSTICA.
O
MODO COMO ELA SE APRESENTA CULTURALMENTE E SOCIALMENTE.
“A
PERCEPÇÃO DAS NUANCES NAS ARTES É UMA ESPÉCIE DE TREINAMENTO NÃO CONSCIENTE
PARA A PERCEPÇÃO DE OUTRAS COISAS NA VIDA”.
Celso Favaretto