PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL

A ORIGEM DA PALAVRA

A origem da palavra PATRIMÔNIO vem da palavra latina PATER, que significa PAI. Ou seja, patrimônio é aquilo que o pai deixa para o filho. Dessa forma, essa palavra passou a ser usada quando nos referimos a uma determinada quantidade de bens ou riquezas de uma pessoa, empresa, associação ou de toda a população de um lugar.

PATRIMÔNIO AFETIVO

Uma pequena relíquia de família como um anel de formatura da sua mãe ou uma cartinha passada de geração em geração dentro de uma caixa, são exemplos de patrimônios afetivos que remetem a memórias da nossa história pessoal.
Na maioria das vezes quando pensamos em patrimônio, associamos apenas ao patrimônio material, ligado a fortuna que são herdados. Porém, patrimônio não se atém apenas a herança, refere-se também, aos bens produzidos por nossos antepassados, que resultam em experiências e memórias, coletivas ou individuas. O nosso primeiro trabalho artístico registrou em imagens coloridas e colagens os patrimônios materiais e imateriais dos alunos do CHII.

O CONCEITO DE PATRIMÔNIO

A palavra patrimônio é corriqueiramente relacionada a valor monetário. Falamos que uma pessoa tem um patrimônio pessoal, ou uma fortuna, de tantos milhões, que o patrimônio da empresa tal é de outros tantos milhões.
Patrimônio também são as coisas que tem valor afetivo, histórico, artístico. Coisas que nem sempre podem ser quantificadas em dinheiro, pois são tão importantes que não existe preço que dê conta de seu imenso valor.
Herdamos das gerações passadas o ambiente no qual vivemos, a cultura dentro da qual fomos criados, as lendas, as canções, os hábitos, a religião, os modos de comportamento, a língua com a qual nos expressamos.
Tudo isso faz parte do patrimônio de um país. Tudo isso é parte da herança comum que nos faz sentir brasileiros, integrantes de um único povo, embora cada um de nós tenha um modo único de ser. 
O Cristo Redentor é um exemplo forte de identidade cultural do Rio de Janeiro.
Em 2013, vândalos picharam o Cristo Redentor, nosso patrimônio material de grande valor mundial. Os grafiteiros cariocas condenaram a pichação no monumento do Cristo Redentor, no Corcovado (...) A Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal investiga o ato de vandalismo, reivindicado nesta sexta por uma gangue de Santa Cruz (zona oeste).
A pena para o crime varia de três meses a um ano de prisão, além de multa. 

(Texto adaptado. http://kieloliveira.blogspot.com.br/2010_04_11_archive.html)

É de fundamental importância estudar sobre nossos valores patrimoniais, justamente para valorizarmos a nossa cultura e nos posicionarmos contra a depredação da nossa história e de nossas raízes culturais.
A sociedade na época se posicionou contra a depredação do patrimônio e os vândalos foram punidos.


O CONCEITO DE BEM CULTURAL

Bem material ou não, significativo como produto e testemunho de tradição artística e histórica, ou como manifestação da cultura de um povo ou de uma região. Podem-se considerar como bens culturais obras arquitetônicas, ou plásticas ou literárias, ou musicais, conjuntos urbanos, sítios arqueológicos, manifestações folclóricas etc.                                              Tipos de bens:

BENS MATERIAIS

Bens tangíveis.
Entre os bens materiais existem os bens móveis e os bens imóveis.

IMÓVEIS:
Os bens imóveis são as edificações.
Não possuem mobilidade.

Por exemplo, consideramos como patrimônio edificado aquele constituído por construções como igrejas, praças, casas, fortificações, prédios públicos.
A representação desses casarios coloniais está presente na região do Pelourinho, tombado pelo IPHAN como Centro Histórico de Salvador.

(A ilustração acima foi feita por Carybé, importante artista plástico baiano, que ilustrou vários livros de Jorge Amado).

MÓVEIS:
Os bens móveis são todos aqueles que podem ser transportados.
Possuem mobilidade.
Por exemplo, pinturas, esculturas, livros, jóias, mobiliário, roupas, etc.


BENS IMATERIAIS
Bens intangíveis.
São aqueles que não têm existência material, como, por exemplo, as lendas e as músicas.

Entende-se por patrimônio cultural imaterial representações da cultura brasileira como: as práticas, as formas de ver e pensar o mundo, as cerimônias (festejos e ritos religiosos), as danças, as músicas, as lendas e contos, a história, as brincadeiras e modos de fazer (comidas e artesanato), junto com os instrumentos, objetos e lugares que lhes são associados - cuja tradição é transmitida de geração em geração pelas comunidades brasileiras.  

(Ilustração de Carybé de uma Roda de Capoeira de Salvador)
    
LISTA DE ALGUNS BENS MATERIAIS DO BRASIL:

RJ: Cristo Redentor - Pão de Açúcar – Maracanã - Igreja da Candelária - Arcos da Lapa.
MA: Lençóis Maranhenses.
PE: Centro Histórico de Olinda.
BA: Centro Histórico do Pelourinho - Elevador Lacerda - Fortaleza de São Marcelo.
MG: Santuário do Senhor Bom Jesus do Matosinho - Centro Histórico de Ouro Preto - Cidade de Tiradentes.

LISTA DE ALGUNS BENS IMATERIAIS DO BRASIL:

RJ: Samba Enredo - Bate-Bola - Mate-Leão - Biscoito Globo.
ES: Fabricação Artesanal de Panelas de Barro.
BA: Ofício do Acarajé - Roda de Capoeira.
MG: Toque dos Sinos em Minas Gerais - Modo Artesanal de fazer Queijo de Minas.
AP: Arte Kusiwa é a técnica de pintura e arte gráfica da população indígena de Wajãpi.
PE: Frevo.

TOMBAMENTO

Como se faz para determinar legalmente que um bem faz parte do patrimônio nacional?
A maneira como se determina que um bem se torne patrimônio nacional é através do processo chamado de TOMBAMENTO. 
Tombar / tombamento, neste caso, significa registrar, catalogar.

Os bens tombados não podem ser demolidos ou destruídos, reparados, pintados, restaurados sem a autorização do IPHAN.

Também, quando se tratar de edifício ou paisagem, nada poderá ser construído na vizinhança do bem tombado que impeça sua visibilidade.

Através desses procedimentos, a União (o Estado) conserva e protege os bens que sejam do interesse público para a conservação da memória nacional.

IPHAN

Define o que é patrimônio histórico e artístico nacional: “Constitui patrimônio e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja do interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico”.

Esse órgão, hoje, transformado em Instituto e conhecido pela sigla IPHAN, tem a missão de procurar bens culturais que expressem o caráter nacional para construir a tradição nacional.
                         
..................................................................................................................................

Que tal revisar? 👀💬

1. O que significa um tombamento?
2. Os bens materiais imóveis podem ser transportados? Por que?
3.Se eu comprar um sobrado tombado na região do Lavradinho (região tombada), Centro do Rio de Janeiro, eu posso alargar alguma porta ou retirar a janela de madeira e substituí-la por uma de alumínio? Justifique.
4.Cite dois bens imateriais cariocas e dois bens materiais de outro estado brasileiro.

.............................................................................................................................


PATRIMÔNIO AFETIVO
MATERIAL E IMATERIAL

Cada aluno do 6º ano do CHII criou uma composição de técnica mista que abordou um patrimônio afetivo-familiar. Foram objetos que relataram a história de vida de cada família em questão. Poderiam ser desenhos de sapatinhos de crochê usados pelo pai no dia do seu nascimento, anéis de quinze anos, coleções de selo, troféus de futebol, tudo isso muito bem representado em linhas e cores. A ideia era resgatar a memória familiar de cada um. 
Todos nós temos heranças e patrimônios que fazem parte da nossa vida, da nossa cultura brasileira ou de até de outros países, variando de família para família. O propósito de resgate ao patrimônio afetivo nos mostrou semelhanças e diferenças quando os trabalhos foram ganhando forma. Em cada imagem representada, além das cores e colagens inseridas na composição foi acrescentada ma frase, uma música ou uma poesia que fazia parte do patrimônio imaterial familiar.
A proposta era aproveitar a conexão afetiva representada artisticamente entre os estudantes e sua produção artística, para podermos aprofundar a discussão acerca do patrimônio cultural e sua necessidade de preservação.

.........

Sites para pesquisa:

1.     MONUMENTOS E ESPAÇOS PÚBLICOS TOMBADOS RIO DE JANEIRO – RJ
2.     PATRIMÔNIO MUNDIAL  CULTURAL E NATURAL (UNESCO)
3.      PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA HUMANIDADE (UNESCO)
4.     PATRIMÔNIO IMATERIAL DO RIO DE JANEIRO

Bibliografia:

VIANA, Gisela. BLOG: A ARTE DE VER POR GISA VIANA, 2009.

 VIANA, Gisela. APOSTILA: ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO, 1999.

YSL TRIBUTE - 2002

MR. PICASSO HEAD - CUBISMO DIGITAL

Pesquisando sobre Picasso na internet, me deparei com um blog que falava sobre um programa de imagens que construía rostos cubistas ao estilo Picassiano. Me entusiasmei e arrisquei entrar neste site americano que ensina de uma maneira lúdica a qualquer pessoa, produzir uma composição Cubista.

Achei por bem desenvolver estes desenhos digitais com meus alunos do 9 ano (2 turno) do colégio em que leciono, após a aula teórica da semana passada sobre Cubismo. O trabalho realizado hoje 29/09/09, foi desenvolvido em dupla, já que construir, isto é, desconstruir uma imagem é mais difícil do que se pensa. Todas as turmas tinham que seguir um roteiro para a confecção dos trabalhos, o mais interessante disso tudo é que a assinatura que cada um tinha que digitar seguia ao grafismo de Picasso, assim como as formas dos olhos, narizes, lábios, etc. Com o uso de ferramentas simples para compor uma imagem Cubista, o alunado produziu plasticamente através do conteúdo conceitual que haviam aprendido e do formal que tinham visualizado, obras autênticas e criativas.

Leia logo abaixo o texto redigido em setembro de 2006 sobre o sucesso deste programa de imagens cubistas:

Read : Daily Candy is sent out to thousands of subscribers on a daily basis and is considered one of the most popular sources of trend and culture information.
Two months ago, Mr.PicassoHead was featured on Yahoo!s "The 9", a daily video Blog about what's new and interesting on the web. This is the first time that Mr. PicassoHead has been featured in a subscription culture e-newsletter.

Fonte do texto em inglês: "RF Innovation Studios"
Endereço do Éden: http://www.mrpicassohead.com/

COLAGENS SURREAIS.

Este último trabalho do 9 ano do E.F. foi desenvolvido através da técnica da fotomontagem - colagem, tão utilizada pelos Dadaístas e Surrealistas no passado. Foram imagens criadas por cada grupo dentro do seu universo interior, algumas composições românticas, outras misteriosas, sombrias, também tivemos composições de cunho satírico... uma pluralidade de criações dentro do conceito surreal de valorização do mundo onírico, subjetivo, exótico e sobretudo inconsciente. Dentro do automatismo mecânico e dos ideais Surreais de criação, acredito que boa parte dos discentes chegaram ao âmago do mundo fantástico e idílico do Surrealismo de Man Ray, Dalí, Miró e Magritte.

3D ONLINE

Este álbum em 3 dimensões será reservado aos artistas que estejam expondo com sucesso no Brasil e no exterior...
As imagens abaixo são obras dos artistas Jean-Antonie Houdon e Andy Warhol. A exposição de Houdon acontece no RJ e a de Warhol em Paris.

JEAN-ANTOINE HOUDON

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com

HOUDON

Museu Histórico Nacional
“Tesouros do Louvre: esculturas de Houdon”.
Pça. Marechal Âncora, s/n – Centro
Tel. (021) 2550-9221
De terça a sexta das 10h às 17:30 e sábado, domingo e feriado de 14h às 18h.
Preço: R$6,00

ANDY WARHOL WARHOLA

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com

ANDY WARHOL

Informações complementares e compra das entradas no site abaixo: http://www.rmn.fr/Le-grand-monde-d-Andy-Warhol GranPalais - 3 avenida du Général Eisenhower 75008 Paris - metro Franklin Roosevelt. Até 13 de julho 2009.
De quarta à segunda de 10 às 22 horas. Nas quintas até às 20 horas.
Fechado dia 1 de maio e todas as terças. Tarifa: 11 Euros.