ARTE POPULAR BRASILEIRA - MULTICULTURALIDADES

ARTE POPULAR NO BRASIL

A Arte Popular Brasileira apresenta variadas produções artísticas de grande importância para a nossa identidade cultural.
Os artistas populares não possuem especialização acadêmica em arte, mas nem por isso as criações deles devem ser desqualificadas, muito pelo contrário, possui uma originalidade ímpar, pura, que reflete a sociedade brasileira em sua essência. De uns tempos para cá, a arte popular vem sendo reconhecida por intelectuais da área artística por conta da sua qualidade estética e criativa.
Os artistas se inspiram em suas regiões de origem e representam lendas, costumes e crenças de sua tradição cultural. O dia-a-dia simples e as dificuldades cotidianas são refletidas nas obras dos artistas populares brasileiros. A arte popular brasileira é multifacetada e representa os variados costumes regionais do Brasil. Os trabalhos, sejam eles esculturas, pinturas, rendas ou outras expressões de arte, são diversos e, por isso se afastam do padrão imposto pelas galerias de arte.
Um dos objetivos de levar este universo da arte popular brasileira para a escola é multiplicar a valorização desses artistas que representam a multiculturalidade brasileira de diversas regiões do Brasil, tais como: Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste por exemplo. Esse pluralismo de temas, técnicas, formas e cores vocês irão poder verificar nas imagens da apostila e nas temáticas mais comuns da arte popular brasileira.

TEMAS DA ARTE POPULAR BRASILEIRA

São variados e diferentes de região para região.

Ciclo da Vida
Vida, morte e amor são temas que surgem independente das fronteiras culturais, sociais ou geográficas.
Na arte popular, temas como: sacramentos católicos (batizado, crisma e confissão), natalidade, infância, festas locais (forró e a festa junina), além de rituais de casamento são percebidos como eventos populares.

Casamento
O casamento é um tipo de cerimonial social que se encontra em pleno processo de transformação. No repertório da arte popular brasileira, contudo, esse tema permanece consagrando a representação dos rituais tradicionais e festivos católicos.

Infância
A representação da criança é habitualmente representada não só como coadjuvante em cenas de família, mas também como personagem principal. A variedade e o número de obras permitem a reconstrução de uma infância lúdica, mais delicada e inocente, sem computadores e celulares.

Cangaceiros
Reúne obras que falam de episódios da história e da cultura sertaneja nordestina. Carregados de forte dimensão, o cangaço foi uma forma de banditismo social, situado historicamente no Nordeste brasileiro entre 1870 e 1940 e marcado pela ação de grupos armados independentes, liderados por uma figura forte. Espécie de bandido social.
O exemplo mais conhecido são os cangaceiros: Lampião e Maria Bonita.

Retirantes
É como são chamadas as pessoas que migram a pé de um lugar para outro durante os demorados períodos de seca que agoniam o sertão. Em algumas regiões do Nordeste brasileiro, a seca é um fenômeno natural e cíclico. Crianças, idosos, adultos, abandonam suas casas e partem para a estrada numa difícil luta pela sobrevivência.

Arte Incomum
A arte do imaginário ou arte fantástica são conceitos usados para considerar as obras que parecem ter nascido dos mistérios humanos.
Geralmente são representadas por seres estranhos, deformados ou com o corpo metade homem metade animal.


PRINCIPAIS ARTISTAS POPULARES BRASILEIROS
                             
G.T.O,  MG

MANOEL EUDÓCIO, PE



IZABEL MENDES, MG

 
MESTRE VITALINO, PE


ULISSES, MG  


J.BORGES, PE



JOSÉ CÍCERO, PE



 

YSL TRIBUTE - 2002

MR. PICASSO HEAD - CUBISMO DIGITAL

Pesquisando sobre Picasso na internet, me deparei com um blog que falava sobre um programa de imagens que construía rostos cubistas ao estilo Picassiano. Me entusiasmei e arrisquei entrar neste site americano que ensina de uma maneira lúdica a qualquer pessoa, produzir uma composição Cubista.

Achei por bem desenvolver estes desenhos digitais com meus alunos do 9 ano (2 turno) do colégio em que leciono, após a aula teórica da semana passada sobre Cubismo. O trabalho realizado hoje 29/09/09, foi desenvolvido em dupla, já que construir, isto é, desconstruir uma imagem é mais difícil do que se pensa. Todas as turmas tinham que seguir um roteiro para a confecção dos trabalhos, o mais interessante disso tudo é que a assinatura que cada um tinha que digitar seguia ao grafismo de Picasso, assim como as formas dos olhos, narizes, lábios, etc. Com o uso de ferramentas simples para compor uma imagem Cubista, o alunado produziu plasticamente através do conteúdo conceitual que haviam aprendido e do formal que tinham visualizado, obras autênticas e criativas.

Leia logo abaixo o texto redigido em setembro de 2006 sobre o sucesso deste programa de imagens cubistas:

Read : Daily Candy is sent out to thousands of subscribers on a daily basis and is considered one of the most popular sources of trend and culture information.
Two months ago, Mr.PicassoHead was featured on Yahoo!s "The 9", a daily video Blog about what's new and interesting on the web. This is the first time that Mr. PicassoHead has been featured in a subscription culture e-newsletter.

Fonte do texto em inglês: "RF Innovation Studios"
Endereço do Éden: http://www.mrpicassohead.com/

COLAGENS SURREAIS.

Este último trabalho do 9 ano do E.F. foi desenvolvido através da técnica da fotomontagem - colagem, tão utilizada pelos Dadaístas e Surrealistas no passado. Foram imagens criadas por cada grupo dentro do seu universo interior, algumas composições românticas, outras misteriosas, sombrias, também tivemos composições de cunho satírico... uma pluralidade de criações dentro do conceito surreal de valorização do mundo onírico, subjetivo, exótico e sobretudo inconsciente. Dentro do automatismo mecânico e dos ideais Surreais de criação, acredito que boa parte dos discentes chegaram ao âmago do mundo fantástico e idílico do Surrealismo de Man Ray, Dalí, Miró e Magritte.

3D ONLINE

Este álbum em 3 dimensões será reservado aos artistas que estejam expondo com sucesso no Brasil e no exterior...
As imagens abaixo são obras dos artistas Jean-Antonie Houdon e Andy Warhol. A exposição de Houdon acontece no RJ e a de Warhol em Paris.

JEAN-ANTOINE HOUDON

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com

HOUDON

Museu Histórico Nacional
“Tesouros do Louvre: esculturas de Houdon”.
Pça. Marechal Âncora, s/n – Centro
Tel. (021) 2550-9221
De terça a sexta das 10h às 17:30 e sábado, domingo e feriado de 14h às 18h.
Preço: R$6,00

ANDY WARHOL WARHOLA

Roy Tanck's Flickr Widget requires Flash Player 9 or better.

Get this widget at roytanck.com

ANDY WARHOL

Informações complementares e compra das entradas no site abaixo: http://www.rmn.fr/Le-grand-monde-d-Andy-Warhol GranPalais - 3 avenida du Général Eisenhower 75008 Paris - metro Franklin Roosevelt. Até 13 de julho 2009.
De quarta à segunda de 10 às 22 horas. Nas quintas até às 20 horas.
Fechado dia 1 de maio e todas as terças. Tarifa: 11 Euros.