
Depois da super exposição “Picasso e seus mestres”, o museu Gran Palais, em Paris, está apresentando nas suas galerias a exposição “Warhol’s Wide World” de Andy Warhol. Pintor da Pop Art, o mais “pop” de todos eles, ainda surpreende os espectadores com seus ousados auto-retratos e retratos de dezenas de celebridades das mais variadas vertentes, seja no campo musical (Mick Jagger), cinematográfico (Marilyn Monroe), da moda (Armani), das Artes (Man Ray), da política (John Kennedy), dentre outros. Uma reunião próspera de 250 trabalhos do artista, dos cerca de mil que realizou nesta temática retratista. Ele é o representante mor da cultura norte-americana, além de ser o mensageiro imagético da geração 60, no auge do Rock’n Roll, da tee-shirt, das celebridades, da televisão e da publicidade. Warhola é considerado um maiores expoentes artísticos do século XX. O “espírito” destes astros retratados por ele, insuflados por contrastes cromáticos ou emplastados em maquiagens de verdade passadas em cima de suas fotografias tiradas pela sua polaróide, é traduzido na sua ousada produção. Suas obras criadas na Factory, em NY, são imponentes, policromáticas e de grande escala. Um artista que assumia muito bem o aspecto comercial da Arte, sem deixar de lado a sua conceituação.
Um enorme “tititi” está aguçando ainda mais esta mostra na cidade luz. O companheiro de Yves Saint Laurent pediu para retirar os retratos do estilista por não concordar com a curadoria da exposição, que colocou as fotografias de YSL em um setor denominado ao glamour. Ele acha que o estilista francês está num patamar muito mais artístico. Este pequeno incidente estimulou ainda mais a publicidade em torno desta exposição. Estima-se que cerca de 500 mil visitantes irão conferir “Warhol’s Wide World”, que começou no dia 18 de março e irá até o dia 13 de julho. Se eu pudesse, estava lá agora!
Informações complementares e compra das entradas no site abaixo:
http://www.rmn.fr/Le-grand-monde-d-Andy-Warhol GranPalais - 3 avenida du Général Eisenhower 75008 Paris - metro Franklin Roosevelt. Até 13 de julho 2009.De quarta à segunda de 10 às 22 horas. Nas quintas até às 20 horas.Fechado dia 1 de maio e todas as terças. Tarifa: 11 Euros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.